DO 1° AO 5° ANO

Buscamos realizar atividades contextualizadas, que venham contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da livre expressão, da criatividade e do senso de organização, estimulando as várias competências, respeitando as diferentes formas de aprender, de significar e de construir o conhecimento, indo assim além da abordagem curricular.

METODOLOGIA

O método de ensino é dirigido pelo professor, que envolve o aluno constantemente, na atividade mental, empregando uma metodologia exploratória (de descoberta e investigação) e explanatória (de orientação e exposição).

AVALIAÇÃO

É um processo contínuo e multifacetado, que combina elementos formais e informais. O professor utiliza-se de diversos tipos de atividades avaliativas, tendo sempre como meta que seu aluno aprenda, servindo-se dos instrumentos para informar-lhes as suas dificuldades e orientá-los para que cheguem à habilidade almejada.

Play Video

SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO

PROJETOS

COMPLEMENTO PEDAGÓGICO

SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO

É alvo maior da proposta pedagógica do Sistema Mackenzie de Ensino que a formação escolar e acadêmica propicie aos alunos a capacidade de aprender a relacionar-se com Deus, com o próximo e com o mundo, de forma que o saber acadêmico lhes dê condições de entenderem sua relação com o mundo físico e social, a partir de seu relacionamento com Deus.

Coleção Crescer em Sabedoria

A Coleção Crescer em Sabedoria tem o primeiro ano ainda Integrado (com todas as disciplinas desenvolvendo um mesmo tema, em um mesmo capítulo), reforçando a interdisciplinaridade que, para nós, é reflexo da estrutura da realidade, e considerando que nesse primeiro ano a criança transita da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A partir do segundo ano, começamos um trabalho por disciplinas*, mantendo nosso compromisso com a visão interdisciplinar ao mantermos o material organizados da seguinte maneira: apresentamos um tema geral, interdisciplinar, que é analisado por cada disciplina até chegarmos nos conceitos mais específicos de cada área de estudo e seguimos para uma avaliação do significado de todos os aspectos estudados para a vida do aluno.

A cosmovisão cristã se faz presente ao reafirmar a necessidade de ordem e coerência, o que pode ser percebido na relação temática entre os textos, problemas, exercícios, capítulos e Unidades. Ela parte do princípio de que Deus trouxe à existência a realidade, abstrata e concreta.

PROJETOS

  1. Projeto 2021 “Uma vida com propósito

Público: Educação Infantil ao 9º ano

Objetivo geral: Levar as crianças, adolescentes e a comunidade escolar à reflexão sobre o propósito para o qual foi criado por Deus,  incentivando-os a mostrar também ao próximo através de suas ações o propósito de suas vidas e o amor de Deus ao nos  formar.

  1. Projeto Ampliando Capacidades Linguístico-Discursiva.

Público: 1º ao 9º ano

Realizado no Ensino Fundamental, o projeto desenvolve atividades diversificadas de leitura, interpretação e escrita. Tem como principais objetivos despertar no aluno o gosto pela leitura e escrita e torná-lo competente nestas duas atividades tão fundamentais para a convivência social e com o meio. Por meio do Projeto, proporcionamos ao aluno atividades significativas de estudo da Língua Portuguesa e integração com outras áreas, por meio das quais melhorará seu desempenho em leitura, produção de textos e, consequentemente, na forma de comunicar-se.

 

  1. Projeto Perfeito Louvor

Público: 1º ao 3º ano

São atividades específicas de educação religiosa que fortalecem a filosofia da escola, mostradas à sociedade em eventos através do coral e louvor musical.1

COMPLEMENTO PEDAGÓGICO

Olimpíada da Matemática

Público: 5º ano

A Matemática está presente em nossa vida desde o nosso nascimento. Quase tudo no nosso cotidiano gira em torno de números, medidas, figuras geométricas e outros conceitos inerentes a essa disciplina. Antes mesmo de iniciar o período escolar, as crianças já têm contato com noções matemáticas no seu dia a dia, aprendendo sem sequer perceber. A Matemática na vida das crianças também tem o objetivo de desenvolver integralmente suas habilidades, proporcionando uma melhor construção de linhas de pensamento coerentes, capacidade de resolução de problemas, tomada de decisões, compreensão de padrões e a realização de diferentes atividades do dia a dia. Tudo isso acaba por proporcionar às crianças mais autonomia, confiança e segurança. Pensando nisso, realizamos com os alunos dos 5º anos a “Olímpiada de Matemática Erasmo Braga”, no sentido de motivar os nossos alunos e levá-los a compreender a importância da matemática no seu contexto diário.

 

Matific Games.

Público: 1º ao 5º ano

O Matific é uma plataforma educacional de Matemática projetada por especialistas pedagógicos para alunos do Pré I ao 6º ano, com conteúdos alinhados a BNCC e aos principais livros didáticos. Esta plataforma possui uma variedade de jogos que são selecionados pelos professores conforme conteúdo trabalhado em sala de aula.

 

Concurso de Leitura

Público: 3º e 5º ano

A prática da leitura deve ser apresentada na vida das crianças de forma natural, com calma, mostrando em sua essência seus benefícios e sua importância, para que a mesma não se sinta na obrigação de fazer algo, para que esta ação se torne prazerosa, e haja compreensão do que seja a leitura eficiente e eficaz. É fundamental que a criança compreenda qual o sentido desse aprendizado, só assim saberá qual a importância da leitura em sua vida. O ato de ler ativa uma série de ações na mente do leitor. Por meio delas, a criança extrai diversas informações, podendo ser mantidas, modificadas ou desenvolvidas durante a absorção do conteúdo. Quando a criança é inserida no mundo da leitura é possível que vários questionamentos sejam compreendidos e entendidos. Com este objetivo, durante o ano, realizamos o Concurso de Leitura com os alunos dos 3º e 5º anos. Todas as semanas os alunos levam livros para casa e fazem resumos das histórias lidas. Aqueles que lerem mais livros, durante o ano, serão premiados.

Corrida da Tabuada

Público: 3º ano

Com o objetivo de fixar a tabuada e facilitar a aprendizagem no processo de multiplicação e divisão, as professoras dos 3º anos, desenvolvem no segundo semestre, a atividade lúdica “Corrida da tabuada”. De forma divertida e prazerosa, os alunos surpreendem suas professoras, demonstrando grande desempenho e interesse pela atividade. Ao final da corrida os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugar ganham medalhas.

Concurso Campo Limpo

Público: 4º e 5º ano

“Programa de Educação Ambiental Campo Limpo”

O programa, que acontece anualmente, tem como objetivo levar os participantes, alunos e professores, à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à preservação do Meio Ambiente. Esse programa é organizado pela AREGRAN (Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas da Grande Dourados), juntamente com o INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

Após essa reflexão os alunos dos 4º anos produzem  desenhos e os alunos dos 5º anos redações, ambos com o tema definido pelo programa e concorrem com escolas de Dourados e região.

 

Palestras:

Público: 1º ao 9º ano

A escola possui um auditório, equipado com sistema de multimídia com capacidade para 100 pessoas para promover a socialização e troca de experiências com os nossos alunos por meio de palestras. São vários os temas abordados respeitando a faixa etária e conteúdos curriculares.