DO 6° AO 9° ANO

Buscamos realizar atividades contextualizadas, que venham contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da livre expressão, da criatividade e do senso de organização, estimulando as várias competências, respeitando as diferentes formas de aprender, de significar e de construir o conhecimento, indo assim além da abordagem curricular.

METODOLOGIA

O método de ensino é dirigido pelo professor, que envolve o aluno constantemente, na atividade mental, empregando uma metodologia exploratória (de descoberta e investigação) e explanatória (de orientação e exposição).

AVALIAÇÃO

É um processo contínuo e multifacetado, que combina elementos formais e informais. O professor utiliza-se de diversos tipos de atividades avaliativas, tendo sempre como meta que seu aluno aprenda, servindo-se dos instrumentos para informar-lhes as suas dificuldades e orientá-los para que cheguem à habilidade almejada.

Play Video

SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO

PROJETOS

COMPLEMENTO PEDAGÓGICO

SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO

É alvo maior da proposta pedagógica do Sistema Mackenzie de Ensino que a formação escolar e acadêmica propicie aos alunos a capacidade de aprender a relacionar-se com Deus, com o próximo e com o mundo, de forma que o saber acadêmico lhes dê condições de entenderem sua relação com o mundo físico e social, a partir de seu relacionamento com Deus.

Coleção Crescer em Sabedoria

A Coleção Crescer em Sabedoria tem o primeiro ano ainda Integrado (com todas as disciplinas desenvolvendo um mesmo tema, em um mesmo capítulo), reforçando a interdisciplinaridade que, para nós, é reflexo da estrutura da realidade, e considerando que nesse primeiro ano a criança transita da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A partir do segundo ano, começamos um trabalho por disciplinas*, mantendo nosso compromisso com a visão interdisciplinar ao mantermos o material organizados da seguinte maneira: apresentamos um tema geral, interdisciplinar, que é analisado por cada disciplina até chegarmos nos conceitos mais específicos de cada área de estudo e seguimos para uma avaliação do significado de todos os aspectos estudados para a vida do aluno.

A cosmovisão cristã se faz presente ao reafirmar a necessidade de ordem e coerência, o que pode ser percebido na relação temática entre os textos, problemas, exercícios, capítulos e Unidades. Ela parte do princípio de que Deus trouxe à existência a realidade, abstrata e concreta.

PROJETOS

Projeto 2021 “Uma vida com propósito”

Público: Educação Infantil ao 9º ano

Objetivo geral: Levar as crianças, adolescentes e a comunidade escolar à reflexão sobre o propósito para o qual foi criado por Deus,  incentivando-os a mostrar também ao próximo através de suas ações o propósito de suas vidas e o amor de Deus ao nos  formar.

 

 

Projeto Ampliando Capacidades Linguístico-Discursiva.

Público: 1º ao 9º ano

Realizado no Ensino Fundamental, o projeto desenvolve atividades diversificadas de leitura, interpretação e escrita. Tem como principais objetivos despertar no aluno o gosto pela leitura e escrita e torná-lo competente nestas duas atividades tão fundamentais para a convivência social e com o meio. Por meio do Projeto, proporcionamos ao aluno atividades significativas de estudo da Língua Portuguesa e integração com outras áreas, por meio das quais melhorará seu desempenho em leitura, produção de textos e, consequentemente, na forma de comunicar-se.

 

Projeto “Fazer Diferença… Fazendo Diferente!”

Público: 9º ano

Tem como objetivo proporcionar a interação entre os alunos e contribuir com a formação de valores éticos e morais, favorecendo assim uma aprendizagem realmente significativa na formação de cidadãos mais conscientes, participativos e responsáveis no convívio social.

O projeto é dividido em dois momentos:

1) ARRECADAÇÃO E VISITA

No primeiro momento é selecionado pelos alunos, com a orientação das professoras líderes das turmas, o Asilo para receber os itens arrecadados na escola – (Lâminas de barbear, sabonete, esponja de banho, creme corporal, shampoo, condicionador e cachecóis).

2) UM DIA DIFERENTE:

Uma vez por mês os alunos dos 9º anos fazem “Um dia diferente”, momento em que se caracterizaram com temas variados, tirando fotos com toda a turma para guardarem entre suas lembranças nos próximos anos.

COMPLEMENTO PEDAGÓGICO

Projeto – Aluno Destak

Público: 6º ao 9º ano

Tem como objetivo incentivar o aluno a alcançar metas, focar nos estudos e buscar a superação. Os alunos, que na soma das médias do 1º, 2º e 3º bimestres alcançarem a média 8,0, ganharão da escola uma camiseta que poderá ser usada também como uniforme.

Matific Games.

Público: 6º ano

O Matific é uma plataforma educacional de Matemática projetada por especialistas pedagógicos para alunos do Pré I ao 6º ano, com conteúdos alinhados a BNCC e aos principais livros didáticos. Esta plataforma possui uma variedade de jogos que são selecionados pelos professores conforme conteúdo trabalhado em sala de aula. 

Olimpíada da Matemática / Olimpíada de Português

Público: 6º ao 9º ano

Os alunos do 6º ao 9º participam anualmente, de forma intercalada, da Olimpíada  de Língua Portuguesa e de Matemática com objetivo de aprofundarem no conhecimento dos conteúdos curriculares propostos para o ano letivo e concorrem a uma premiação.

Palestras

Público: 1º ao 9º ano

A escola possui um auditório, equipado com sistema de multimídia com capacidade para 100 pessoas para promover a socialização e troca de experiências com os nossos alunos por meio de palestras. São vários os temas abordados respeitando a faixa etária e conteúdos curriculares.

OBMEP – OLIMPÍADA BRASILEIRA DA MATEMÁTICA

Público: 6º ao 9º ano

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

OBA – OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE ASTRONOMIA

Público: 9º ano

A Oba é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Ela tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.

 

Acampamento Contágio

Público: 6º e 9º ano

O Acampamento CONTÁGIO  acontece uma vez ao ano sob a liderança do Reverendo Evandro Modesto de Pinho, capelão e professor de Ensino Religioso,  com os alunos a partir de 12 anos. Os adolescentes ficam retirados no acampamento Maanaim para desfrutarem da companhia uns dos outros, compartilharem do amor de Deus em suas vidas, trocas de experiências, brincadeiras e palestras.

FESART – Luz no Palco

Público: 6º e 9º ano

Em comemoração ao Dia do Estudante, realizamos o evento FESART (Festival de Artes) é a oportunidade de nossos alunos demostrarem outros saberes, como: Dança, canto, poemas e desenho. É uma demonstração de habilidades e talentos em forma de competição com a participação de familiares.

Festival de Épocas

Público: 8º e 9º ano

Um encontro com os alunos de 8º e 9º anos que acontece no período noturno  como complemento do conteúdo de História – 1800 a 1900 (8º anos) e 1940 a 1960 (9º anos). Nesse dia os alunos se caracterizam com  roupas da época e trocam conhecimentos.

Festival de Curtas 

Público: 8º e 9º ano

O Festival de Curtas é dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem com o objetivo de desenvolver em nossos alunos o espírito crítico, a empatia pelas pessoas a sua volta e o sentimento de alteridade pelo mundo que o cerca. Cada ano tem um tema específico para as criações. No 2º Bimestre, cada grupo escreve o roteiro do curta, que necessariamente deverá ser inédito. Uma vez aprovado o roteiro, os alunos fazem a gravação do vídeo com a duração de no mínimo 4 min. e no máximo 5 min.. No encerramento, 4º Bimestre, todos os vídeos serão entregues à comissão julgadora (APM – Associação de Pais e Mestres) para a seleção dos 10 melhores, avaliando: qualidade do vídeo, qualidade do áudio, criatividade e se atendeu ao tema proposto. E finalmente, em data a ser definida, os 10 vídeos selecionados pela Comissão Julgadora serão apresentados à comunidade escolar que terá um grupo vencedor.