IDADE: 2 a 5 anos

A educação infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo e reflete em uma melhora significativa no aprendizado da criança, pois trabalha com o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social dos seres humanos. Nesse sentido a escola aguça a curiosidade das crianças, juntamente com a participação e o incentivo dos pais. É nessa fase que os pequenos começam a se conhecer e a conhecer o outro, a se respeitar e a respeitar o outro, e a desenvolver suas habilidades e construir o conhecimento.

METODOLOGIA

As experiências do cotidiano do aluno são pontos de partida para todo fazer pedagógico. Na etapa da Educação Infantil serão considerados os objetivos da etapa e os conteúdos elencados na ementa curricular desta Proposta Pedagógica e utilizadas apostilas do Sistema Mackenzie.

AVALIAÇÃO

O aluno da Educação Infantil, devido as peculiaridades da faixa etária é avaliado mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, tomando como referência os objetivos e a ementa curricular estabelecidos para essa etapa da educação e não tem a função de promoção nem se constitui em pré-requisito para o acesso ao Ensino Fundamental.

Play Video

SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO

PROJETOS

COMPLEMENTO PEDAGÓGICO

SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO

A nova edição do material, que compreende toda Educação Infantil e o primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental, tem por base: 

  • as habilidades e objetivos de aprendizagem solicitados pela BNCC e
  • os estudos da equipe SME em parceria com autores, leitores críticos e colaboradores da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

A nova edição fortalece ainda suas bases dos Sistemas, tais como cosmovisão cristã, aprendizagem significativa e introdução da criança à cultura letrada. 

A matriz curricular não traz apenas os objetivos de aprendizagem e habilidades da BNCC, mas também objetivos de aprendizagem e habilidades criadas pelos Sistemas de Ensino Mackenzie. 

 

Atividades Extra-curriculares




Organização e Funcionamento

 

A Educação Infantil em nossa instituição, atende alunos na faixa etária de 2 (um) a 5 (cinco) anos de idade.

  • Maternal – I, para atendimento de crianças de 2 (dois) a 3 (três) anos de idade;
  • Maternal – II, para atendimento de crianças de 3 (três) a 4 (quatro) anos de idade;
  • Pré-escolar – I, para atendimento de crianças na faixa etária de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
  • Pré-escolar – II, para atendimento de crianças na faixa etária de 5 (cinco) a 6 (seis) anos de idade. 



Estrutura Coleção Educação Infantil

 

Para Educação Infantil, o material é composto de três frentes: 

  • Livro Didático (LD), em que os objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular estão entremeados aos eixos estruturantes dos Referenciais Curriculares da Educação.
  • Livro de Competência Auditiva (CA), os livros de Competência Auditiva (CA) dos Sistemas trazem histórias com os personagens dos livros didáticos de cada ano da Educação Infantil, em temas afins aos que serão trabalhados pelos alunos em sala de aula; esse livro contém também propostas alinhadas aos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular para que os alunos vivenciem as narrativas.
  • Material Móvel (MM), escolhido com o propósito de oferecer aos alunos e aos professores um livro com impressão e gramatura diferenciadas para o manuseio pelo aluno; é contextualizado às temáticas do Livro Didático e do Livro de Competência Auditiva e com conteúdos lúdicos que favoreçam o uso de metodologias criativas para fixação de conhecimentos relacionados à Linguagem Oral e Escrita e Matemática. 

Os volumes serão entregues aos alunos e professores em dois kits por ano. 

Além disso, oferecemos ainda:

Aulas de Ensino Religioso, Inglês, Educação Física e Informática para as turmas de Educação Infantil.